quinta-feira, 21 de abril de 2011

Economia - Com alta da Selic, Brasil mantém maior juro real do mundo

Povo Brasileiro,

Como se já não bastasse o aumento abusivo da Gasolina que chegou a Classificar a Bahia em 1º lugar, como a mais cara, agora vamos sofre com os juros em alta vejam abaixo a informação divulgada no Jornal Folha de São Paulo em 20/04/2011.

A decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) de elevar a taxa básica de juros do país em 0,25 ponto percentual, para 12% ao ano, fez com que o Brasil mantivesse a liderança do ranking dos países com maiores juros reais do planeta.
O Brasil ocupa a primeira posição do ranking desde janeiro de 2010, quando ultrapassou o segundo colocado à época, a Indonésia, após a quarta manutenção consecutiva da Selic.
Veja como a taxa básica de juros influencia a economia
BC eleva juros pela 3ª vez consecutiva, para 12% ao ano
Com a alta, os juros reais foram a 6,2% ao ano. Na segunda posição aparece a Turquia, com taxa real de 2,2%, quase três vezes menor que a taxa brasileira. Na terceira posição está a Austrália, com 2%. O ranking é elaborado por Jason Vieira, analista internacional do Cruzeiro do Sul, e Thiago Davino, gerente financeiro da Weisul Agrícola, com 40 das maiores economias do planeta.
Da taxa básica, foi descontada a inflação projetada para os próximos 12 meses.
De acordo com os analistas, a inflação de commodities alterou algumas projeções de inflação pelo mundo, principalmente nas economias emergentes, o que alterou diversas projeções de índices de preços e consequentemente, algumas colocações no ranking.
Além disso, os analistas dizem que o aumento da inflação e a perspectiva de continuidade de crescimento econômica podem levar a novas altas na taxa de juros brasileira.

Desse jeito eu faço uma pergunta "Quem está mamando no governo" será que não existe fiscalização política contra esses absurdos em especial (Gasolina).

Sds.

Claudio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário